PRÊMIO SALA CINE MAIS CULTURA/MINC 2009 - PRÊMIO COMUNICA DIVERSIDADE 2014/FUNDAÇÃO J. BONIFÁCIO-RJ

sábado, 6 de outubro de 2012

Festival Cocada Cine Curtas, na programação do 13º Encontro PE de Coco - 2012, em Pontezinha.

Pelo terceiro ano consecutivo, 2010/2011/2012, o Cocada Cineclube, deu proseguimento a iniciativa intitulada ''Festival Cine Curtas'', que neste ano corrente, aconteceu dentro da programação do 13º Encontro Pernambucano de Coco - 2012, realizado nos dias 27, 28 e 29/09, no Auditório Municipal Padre Vander Velder e o Palanque do Coco, em Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho/PE.  Sob a coordenação do Cocada Cineclube, que além de Sala Fixa Cine Mais Cultura, junto ao Minc, na Praia de Gaibu, realiza também os projetos Cocada Itinerante Urbano e Cocada Intinerante Engehos, ambos no Cabo de Santo Agostinho/PE . Nesta terceira edição do ''Festival Cocada Cine Curtas'', foi firmado uma parceria com três escolas públicas locais:  Estadual de Pontezinha, Estadual Professor Guimarães e a Municipal Professor Eronides Soares. Os alunos dessas três escolas tiveram a oportunidade de participarem do festival pernambucano de coco, e em especial participar do Festival Cocada Cine Curtas. Ao todo, foram exibidos quatro documentários pernambucanos, realizados pela produtora de vídeos Farol Digital e o Centro Cultural Farol da Vila. A programação ficou assim: dia 27/09, às 15h00, ''A Hora do Coco - Selma e Convidados'' (P 2010/2011 - 26 min.) e ''12 Encontro Pernambucano de Coco'' - parte 1 (P 2011/2012) e dia 28/09, às 15h00, ''O Coco de Zambê do Mestre Geraldo/RN'' (P 2011/2012) e ''12 Encontro Pernambucano de Coco'' - parte 2 (P 2011/2012), ambos com a direção de Marcos Moraes.


























As exibições conteceram com o auditório Padre Vander Velder, em Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho/PE, com capacidade para 200 lugares, aonde ficou completamente lotado, nos dois dias do festival. Foram mais 400 pessoas participantes. Um sucesso absoluto para a iniciativa ''Festival Cocada Cine Curtas'', em sua terceira edição.

 


 












RETROSPECTIVA ''COCADA CINE CURTAS''

2010 - Acontece a primeira edição na Sala Fixa Cine Mais Cultura - Cocada Cineclube, na Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho/PE. A Sala Fixa tem capacidade para 50 pessoas e foram realizadas 48 sessões, sempre as sextas-feiras, durante um ano, com público médio de 20 pessoas/sessão, totalizando mais de 500 participantes.

   































2011 - Acontece a segunda edição no projeto Cocada Itinerante, em cinco localidades domunicípio do Cabo de Santo Agostinho/PE (Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Gaibu, Engenho Tiriri e Praia de Suape). Foram realizadas duas exibições, em dias distitos nas localidades comtemplada (ao todo 10 sessões). Cada sessão teve uma média de 25 pessoas participantes, totalizando mais de 250 pessoas atingidas pelo projeto.

















 
  

























  














2012 - Acontece a terceira edição, já com formato de festival, dentro da programação do ''13º Encontro Pernambucano de Coco - 2012'', em Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho/PE, durante dois dias, no Auditório Municipal Padre Vander Velden, com capacidade para 200 lugares. Foram mais de 400 participantes.

 


















O objetivo do ''Festival Cocada Cine Curtas'' é o de fazer cinema e exibir filmes de qualidade, em comunidades sem nenhuma oferta de entretenimento e atividades culturais, e de baixa renda, privilegiando curta metragens pernambucanos e brasileiros, como documentários com temas diversos (sociais, ambientais e culturais), animações e ficções.






































É também objetivo da iniciativa ''Festival Cocada Cine Curtas'', promover a formação de público, através do debate e da reflexão, provocando os participantes antes das exibições, com a intervenção dos atores e protagonistas dos curtas, pela oralidade e ''ao vivo'', interagindo diretamente com a platéia. O público alvo focado são as crianças, jovens e adolescentes das localidades contempladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário