PRÊMIO SALA CINE MAIS CULTURA/MINC 2009 - PRÊMIO COMUNICA DIVERSIDADE 2014/FUNDAÇÃO J. BONIFÁCIO-RJ

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

COCADA CINECLUBE - ITINERANTE

Agora em outubro de 2011, terá início a segunda edição do Cocada Cineclube - Itinerante. O projeto foi aprovado no 4º Edital do Audiovisual de Pernambuco - Funcultura. A primeira edição desta proposta, contemplou apenas a localidade de Pontezinha em 2009, e foi financiada através do 2º Edital do Audiovisual de Pernambuco - Fundarpe. A meta atual do Cocada Cinelube - Itinerante 2011/2012, contemplará além de Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Vila dos Pescadores, Engenho Tiriri e a Praia de Suape, no município do Cabo de Santo Agostinho. Em cada localidade abordada, serão realizadas duas sessões de vídeos. O projeto terá duração de cinco meses, com exibições a cada 15 dias. Os vídeos a serem exibidos, abordarão temas diversos, de documentários estaduais a filmes nacionais. O formato das exibições será o digital (DVD). O evento acontecerá em espaço público (praças, ruas, sítio, etc.), com acesso totalmente gratuito as comunidades e participantes.
O Cocada Cineclube - Itinerante 2011/2012, tem o incentivo cultural do FUCULTURA, FUNDARPE E GOVERNO DE PERNAMBUCO, e apoio cultural do Cine Mais Cultura, Ministério da Cultura - MINC e Governo Federal, e parceria do CNC (Conselho Naconal de cineclubes), FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes) e a realização de Thalyane Ferreira de Moraes (coordenação técnica), Cocada Cineclube, Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha e Centro Cultural Farol da Vila.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cocada Cineclube


O ''Cocada Cineclube'', completou 03 anos de atuação no município do Cabo de Santo Agostinho. Na retrospectiva 2008/2011, foram três projetos executados e quase cem (100) exibições de vídeos, entre filmes e documentários de produção própria (Farol Digital) e da produção local e nacional.







Todo este trabalho e desenvolvimento do cineclube, só foi possivel graças ao Edital Minc Cine Mais Cultura (18 meses), 2º e 3º Edital do Audiovisual de Pernambuco, projetos Itinerante e Sala Fixa, respectivamentes, com a coordenação técnica de Thaly Moraes e realização do ''Centro Cultural Farol da Vila'' (CCFV) e a participação da comunidade local, e também da equipe voluntária do cineclube (Myke Moraes, Mayara Rafaela e Ailton Estanislau).









No dia 10 de junho de 2011 (sexta-feira), na Praia de Gaibu, aconteceu a inauguração do projeto cultural ''Cabo de Santo Agostinho - Ponto de Memória'', na sede do ''Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha'' e também do ''Centro Cultural Farol da Vila''.





O Evento contou com a participação e presença de autoridades, entidades (ONG´s), populares, comunidade local, mestres coquistas, brincantes e membros do ''Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha''.



Como destaque na inauguração, registrou-se a presença do Chefe da Representação do Minc-Nordeste, Fábio Lima, Deputado Estadual Betinho Gomes, Jorge Garcia (SEFIC/Minc), Marcos Moraes (Gestor do CCFV), Yêda Costa (Funcultura/Fundarpe e Governo de Pernambuco), Wilson Firmo (jornalista e diretor do Jornal Tribuna Popular), Washigton Filipe (A Cocada), Pacheco (Coco de Praia), Antônia Campos (Associação Espiríta do Cabo), Ricco (Grupo Toadas) e Mestres Griôs Coquistas do Coco de Pontezinha (Antenor, João Goitá, Ricardo Serafim, Roberto Cocada e Maria das Graças).









Ainda no dia 10/06/2011 (18h00), e cumprindo a programação de inauguração do Ponto de Memória, o ''Cocada Cineclube'' realizou uma sessão memorável, alcançando a ocupação máxima da sala, com mais de cinquenta (50) pessoas prestigiando os vídeos ''Oficina Coco de Pontezinha'', (P) Farol Digital - CCFV e ''A Vida e a Obra de Luiz Gonzaga'', do cineastra e documentarista pernambucano Anselmo Duarte.







O projeto cultural ''Cabo de Santo Agostinho - Ponto de Memória'', é uma ação inédita no registro da memória pernambucana e brasileira, no segmento do patrimôno histórico do Cabo , com a formação e materialização de uma sala de exposição permanente, com 60 painéis fotográficos dos sítios históricos e naturais, com destinação a visitação pública e gratuita.
Neste mesmo momento foi lançado oficialmente o site de pesquisas www.cabopontodememória.org. Esta iniciativa contou com o financiamento do Funcultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco.





O ''Ponto de Memória do Cabo de Santo Agostinho'' possui (84) m2, e divide o mesmo espaço físico com a Sala Fixa de Cinema ''Cocada Cineclube'', que tem capacidade para 50 lugares.







Em julho de 2011, na Praça do Carmo, em Olinda, o ''Cocada Cineclube'' se fez presente na programação do festival estadual ''12º Encontro Pernambucano de Coco'', que montou uma boa estrutura coberta, ao ar livre, para 50 pessoas, aonde durante dois dias (08 e 09/07) aconteceram exibições.





A cada dia de exibição, aconteceram três sessões seguidas, com os vídeos ''Zé de Teté'', de Valter Eudes e ''A Hora do Coco - Selma e Convidados'', de Marcos Moraes (vídeos financiados pelo Funcultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco).O público presente adorou a iniciativa.









Ainda em 2011, entrará em execução o projeto ''Cocada Cineclube - Itinerante'' com duração prevista de cinco meses, em sua segunda edição. A iniciativa circulará o município do Cabo de Santo Agostinho, contemplando as localidades de Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Vila dos Pescadores, Engenho Tiriri, Praia de Suape e Gaibu. Este projeto foi selecionado no 4º Edital do Audiovisual de Pernambuco, na categoria Cineclubes, e acontecerá com o incentivo cultural do Funcultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal, em parceria com o CNC (Conselho Nacional dos Cineclubes) e Fepec (Federação Pernambucana de Cineclubes).